Acho que finalmente me encontrei à beira da insanidade – não consigo me concentrar em nada para salvar minha vida.

O que quero dizer com isso?

Não consigo terminar um filme ou programa de TV.

Passo o dia todo atualizando meu feed de notícias.

Estou constantemente verificando meu telefone em busca de notificações. (como agora mesmo)

O que está acontecendo? Acontece que sou uma vítima de fadiga de quarentena e superestimulação – e você também pode ser.

Falei com amigos e colegas e parece haver um padrão aqui. Queremos ser produtivos, mas simplesmente não conseguimos reunir a motivação e permanecer na tarefa.

Embora eu esteja discutindo as dificuldades de foco durante a quarentena, não vou falar sobre ADD / ADHD neste artigo. Se você acha que pode ter esse transtorno, procure ajuda profissional.

Quarentena Fadiga

Para entender por que estamos tendo dificuldade para nos concentrar, precisamos saber o que é fadiga de quarentena. Significa simplesmente que você está se sentindo cansado e exausto por estar isolado por um longo período de tempo.

Cheguei a esse ponto há cerca de dois meses. Estava completamente desmotivado, entediado e tudo o que queria fazer era ficar deitado no sofá o dia todo.

À medida que ficamos mais cansados, procuramos maneiras mais fáceis de obter prazer. Não somos mais capazes de fazer o que gostávamos, então procuramos substituir isso por outra coisa que nos dê a mesma sensação de prazer. Há um desejo irresistível de satisfazer.

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Por que é tão difícil parar esse desejo?

Dopamina

Quando você pensa em dopamina, a substância química do prazer pode primeiro vir à sua mente. Embora a dopamina seja uma parte do sistema de recompensa, ela está mais associada à motivação e ao desejo de agir. A dopamina é liberada quando você sente que está prestes a experimentar algo gratificante.

Quando você tem um alto nível de dopamina, pode se concentrar melhor. Em contraste, baixos níveis de dopamina podem fazer com que você se distraia.

Antes da quarentena, muitas das atividades que achamos prazerosas eram coisas como socializar com amigos, ir a festas ou ver seu artista favorito em um show – mas não podemos mais fazer isso.

Sem essas atividades, nossos níveis de dopamina começam a diminuir. Por isso, procuramos maneiras fáceis de satisfazer nosso desejo de prazer.

Estímulos Supernormais

Estímulos supernormais, de acordo com a Oxford Reference, são definidos como “um estímulo artificial que produz uma resposta mais forte do que seria evocada pelo estímulo natural ao qual se assemelha”.

Para lhe dar uma melhor compreensão do que isso significa, aqui estão alguns exemplos de comportamentos “recompensadores” que buscamos:

Comer comida gordurosa

Jogando video games

Usando a internet

Jogando no seu smartphone

Assistindo TV

Não é incomum ver pessoas se voltando para o álcool também. Na verdade, as vendas de bebidas alcoólicas aumentaram 55% na semana que terminou em 21 de março de 2020.

Superestimulação

Este é o ponto em que devemos nos distrair. Temos baixos níveis de dopamina devido à fadiga da quarentena e há desejo de prazer. Nossas fontes de prazer começam a derivar de comportamentos prejudiciais à saúde e aumenta à medida que o tempo passa.

Acho que o primeiro sinal de superestimulação que percebi em mim foi quando comecei a assistir ao noticiário demais. Inúmeras incertezas consumiam meu tempo e, por fim, tive que me forçar a desligar a TV.

Torna-se um ciclo repetitivo de espera pela próxima sensação de excitação.

Como podemos recuperar nosso foco?

Eu poderia simplesmente dizer para você parar de qualquer atividade indutora de dopamina prejudicial à saúde, mas isso não seria muito útil. Você precisa aprender as habilidades para lidar com a situação de ficar preso em quarentena.

Adote hábitos saudáveis

Não vou aborrecê-lo com dicas que você já leu, mas há uma razão pela qual elas se repetem com tanta frequência. Você sabe o que fazer – dormir, comer bem, fazer exercícios. Atividades como essa aumentarão os níveis de dopamina e ajudarão a evitar maus hábitos.

Tente meditar também. Não tão ruim quanto você pensa.

Evite desinformação e excesso de notícias

Não vou sair e dizer para você evitar a internet por completo, mas fique de olho em qualquer desinformação que você encontrar. É importante pensarmos criticamente e sempre verificar os fatos – especialmente durante esses momentos.

A desinformação, assim como a exibição de muitas notícias, pode causar ansiedade para muitas pessoas. Estamos constantemente esperando pelo próximo título das notícias de última hora. O que deu errado desta vez?

Para combater isso, eu recomendaria restringir suas fontes de notícias a uma fonte confiável. Você também deve utilizar os recursos bloquear e silenciar para as redes sociais. E como regra geral, você não deve receber notícias do Facebook de qualquer maneira.

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Remova a tecnologia quando necessário

Quando estou trabalhando (ou escrevendo) e preciso me concentrar, acho mais útil colocar meu telefone no modo mudo e colocá-lo em outra sala. Dessa forma, não ficarei tentado a verificar minhas notificações ou rolar pelo Twitter.

Pode ser difícil resistir à vontade de verificar seu telefone, mas você desenvolverá mais autocontrole à medida que praticar isso.

Estabeleça metas diárias

Se você não planeja suas metas para o dia, não espere ser produtivo. Sem nada para fazer, é fácil ceder a estímulos sobrenaturais eu e desperdice seu dia.

Não torne o estabelecimento de metas mais difícil do que o necessário. O objetivo é criar uma lista de algumas tarefas para ocupar o tempo que você perderia.

Algumas das metas que defini desde a quarentena são:

Caminhando 10.000 passos por dia

Faça um exercício de alongamento / ioga

Vá além do meu orçamento

Limpar a casa

Escrever um artigo

Experimente uma nova receita

Essas são apenas várias metas que estabeleci desde que tentei recuperar meu foco. E não, eles não devem ser concluídos todos os dias.

Fique social (com segurança)

Devemos estar em quarentena, mas isso não significa que precisamos nos isolar completamente de interagir com outras pessoas. Eu me esforço para ligar para pelo menos um membro da família por dia e também gosto de programar atividades como piqueniques com amigos.

Se você estiver muito isolado, pode facilmente cair na armadilha da superestimulação e da distração.

Como você pode ver, não estamos completamente desesperados. A quarentena vem com seu conjunto único de desafios, e devemos dedicar nosso tempo para aprender as habilidades de enfrentamento necessárias para lidar com esses tempos incertos.

Todos nós lidamos com o estresse de maneiras diferentes, então não compare o nível de produtividade de outra pessoa com o seu. Dê a si mesmo uma pausa de vez em quando.

É normal ter dias preguiçosos e improdutivos em que tudo o que você faz é assistir ao Netflix. Eles podem ser bastante agradáveis ​​também. O importante é ter equilíbrio e saber quando assumir o controle.

Como sempre, lembre-se de dar o seu melhor a cada dia e nunca pare de tentar.